domingo, 6 de janeiro de 2008

Vida em suspenso........



Pedra Filosofal....

Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso,
em serenos sobressaltos
como estes pinheiros altos

que em verde e ouro se agitam
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.

Eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma. é fermento,
bichinho alacre e sedento.
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.

Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel.
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa dos ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é Cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança.,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
para-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra som televisão
desembarque em foguetão
na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre a mãos de uma criança.

António Gedeão

Logo no inicio das nossas conversas, eu contei-vos que em 2008, em principio iria para uma missão humanitária ou de imposição de paz….nos próximos dias vou ter a decisão final….se vou em já em Abril para o Líbano….ando em pulgas para ter uma resposta.

Se por um lado não queria ir….tinha que deixar para trás muitas pessoas amigas e familiares….Por outro lado….adorava ir….o meu espírito de aventura leva-me a querer ir….
Por agora…parece que tenho a vida em suspenso…tenho medo de fazer planos ou de ter sonhos….

Quero continuar a estudar…fazer uma pós-graduação….mas e se vou… e se sou nomeada….começo uma coisa que não vou terminar? Eu não gosto nada de iniciar nada que não possa terminar….
Então não concorro…e mais tarde fico a saber que não fui nomeada…e desperdicei um ano…perdi oportunidades…

Até as pessoas doentes no seu leito de morte tem necessidade de planear….
Já dizia o poeta que….o sonho é que comanda a vida….

Mas eu, de momento, não posso sonhar…porque tenho muitas variáveis em aberto…muita coisa pode acontecer ou não…e detesto esta situação…não gosto de me sentir assim….como num limbo…como se tivesse a vida em suspenso…

3 comentários:

Anónimo disse...

Admiro a tua coragem por quereres integrar uma missão humanitária. Detesto ter a minha vida em suspenso por decisões que são tomadas por terceiros. Mas às vezes tem que ser assim. Que as coisas corras como tu desejares. :)

Xinhus!

Mafalda disse...

E o que somos nós sem os sonhos? Nada.

Vai atrás do teu.

E sabes o qeu te digo sobre quem for contra esta tua aventura? Que
"Eles não sabem que o sonho é uma constante da vida, tão concreta e definida, como outra coisa qualquer."

Define os teus sonhos e concretiza-os.

Eu estarei cá para os acompanhar.

Bjo**

Filipa disse...

"Não fiques na praia, com o barco amarrado,
E medo do mar!
Tudo aqui é miragem,
Mas na outra margem:alguém a esperar!
Como a onda que morre, sozinha na praia,
Não fiques brincando!
No ar confiante ensina o teu canto de ave voando!
Voa bem mais alto, livre sem alforge
Sem prata nem ouro,
Amando este mundo, esta vida que é campo,
E esconde um tesouro!"

* * * * :)