quinta-feira, 21 de maio de 2015

Olá, 
Não tenho vindo cá, as correrias não tem deixado muito tempo disponível...acordar, correr para o trabalho, sair do trabalho e correr para o treino, no treino correr e depois tomar banho a correr e correr para casa para arranjar tudo para o dia seguinte e correr para a cama....uffa tanto correr....
Mas já diziam os antigos....quem corre por gosto, não cansa....



Este ultimo Domingo fui fazer a X Meia Maratona do Douro Vinhateiro, cenário lindo, paisagens incríveis, calor tórrido, organização impecável...foi uma prova excelente, inserida num fim-de-semana excelente...Então vamos por partes...
Sexta-feira arrancamos rumo a Gouviães, Tarouca...para a Quinta da Vinha Morta, propriedade de um amigo, que nos disponibilizou a casa....ficava a pouco mais de 10min da Régua e por isso tinha e tem uma excelente localização....jantamos num restaurante lá perto e recolhemos a casa, porque no dia seguinte seria preciso levantar cedo para organizar toda a logística necessária para um grupo de 17 pessoas, entre crianças e adultos, assim como levantar os dorsais...

No Sábado, à semelhança do ano transacto, organizamos 3 grupos, um para as compras do jantar e almoços, outra para organizar a zona de refeições na quinta e por ultimo um grupo para levantamento dos dorsais...O Ano passado fui às compras....este ano fiquei no grupo do dorsais....e que bem que fiquei...Após o pequeno-almoço, numa pequena pastelaria, lá fomos...à feira da Meia Maratona, fomos entrevistados e eu apareci na televisão....temos atleta....;)....relaxados fomos para a quinta, para almoçar e conviver, além disso fui organizar todo o equipamento para a prova....grande stress, tinha-me esquecido das meias....logo eu que fazia flictenas com alguma facilidade, e que só deixou de fazer porque gastei uma verdadeira "pipa" de dinheiro numas meias sem costuras e anti-fricção da Nike....um amigo emprestou um par...não eram nem de longe nem de perto parecidas com as que costumo utilizar mas teriam que dar....e deram...

No Domingo, grande dia e grandes nervos....tínhamos escolhido o comboio das 08h41 e sabíamos que se o perdêssemos teríamos que ir de autocarro, com os participantes da caminhada....Acordei bastante cedo, coloquei bastante protector solar, conferi que levava géis para tomar durante a prova, e saí do quarto para ir ter com os restantes elementos do grupo que também iam fazer a Meia Maratona...éramos no total 7, os restantes ficaram a dormir mais um bocado, porque iriam fazer apenas a caminhada...Voltamos a tomar o pequeno-almoço na pequena pastelaria e lá fomos....Os nervos a aumentar, conseguimos apanhar facilmente o comboio e chegamos à linha de partida cerca de 2h antes do seu inicio....agora era preciso fazer tempo, procurar relaxar, de preferência à sombra....que conseguimos arranjar...


A organização pelo sistema de som, sempre a animar os participantes, vivia-se um clima de grande expectativa...afinal eram 21km...mas eram 21km com temperaturas a rondar os 30graus....

E lá chegou o grande momento, a partida...tinha combinado ir com uma amiga  mas pelo 3km ela disse para eu ir à vontade, que não conseguia acompanhar e lá fui eu...
Aos 5km apanhei outro dos elementos do grupo e fui com ele até pouco mais do 12km, altura em que ele acelerou mais um bocado e eu fiquei para trás...mas estava a conseguir cumprir com os meus 3 objectivos...não desistir, não ir a passo e divertir-me...foi tentando ir atenta ao ritmo, procurando também reduzir um bocado, não precisava de ser muito...só um bocadinho...os km mais difíceis para mim foram entre o 16 e 18km...já tinha passado a barragem no retorno mas ainda não conseguia ver a ponte de madeira...eu sabia que passando a ponte de madeira era mais 1km...
Mas lá ia....
Pouco antes do 19km apanhei novamente o elemento do grupo que me tinha acompanhado...vinha a andar...pelos vistos andava a alternar entre andar e correr...e eu disse, anda comigo...estamos quase a chegar, não pares, corre...e lá fomos...a correr até à meta...grande emoção cortar a meta, sensação plena de superação e satisfação pessoal...não só tinha conseguido tudo que me propus como reduzi em 12 minutos...sim 12 minutos...:)

Pelo meio fica muito por contar...a gestão do esforço, o medo da desidratação que me fez andar sempre com uma garrafa na mão e não fugir dos bombeiros que molhavam os participantes....
Ah e já me esquecia...as meias cumpriram com o esperado...estou cheia de flictenas...mas são flictenas boas...:D


Sem comentários: