domingo, 29 de março de 2009

Hipocrisia




"....0 hipócrita é um paciente na dupla acepção da palavra; calcula um triunfo e sofre um suplício. A premeditação indefinida de uma acção ruim, acompanhada por doses de austeridade, a infâmia interior temperada de excelente reputação, enganar continuamente, não ser jamais quem é, fazer ilusão, é uma fadiga... A meiguice com que a astúcia disfarça a malvadez repugna ao malvado, continuamente obrigado a trazer essa mistura na boca, e há momentos de enjoo em que o hipócrita vomita quase o seu pensamento. Engolir essa saliva é coisa horrível. Ajuntai a isto o profundo orgulho...Há um eu desmedido no impostor. 0 verme resvala como o dragão e como ele retesa-se e levanta-se. 0 traidor não é mais que um déspota tolhido que não pode fazer a sua vontade senão resignando-se ao segundo papel. É a mesquinhez capaz da enormidade. 0 hipócrita é um titã-anão."




Victor Hugo in O Sofrimento do Hipócrita


Agora que regressei, fiquei a saber umas verdades que muito me incomodaram....então não é que uma estimada colega de profissão me andou, literalmente, a "fazer a cama"...o meu serviço é o Serviço de Urgência, assim como o de uma colega que também foi à missão é a Medicina Interna...estando eu a cumprir o meu dever como Portuguesa e como Militar...e a estimada colega da Consulta de Gastroenterologia a cozinhar o caso...até teve a distinta lata de ir ao meu serviço, falar com o meu chefe para marcar as férias....o meu chefe que não anda nisto à dois dias disse-lhe que ali não podia marcar férias porque não pertencia ao serviço....


Mas diz, quem a conhece, que ela não dá ponto sem nó, e se foi lá marcar férias é porque alguém lhe prometeu....e cabe-me a mim chegar lá e colocar os pontos nos iii, como se costuma dizer...não é das recepções mais agradáveis, mas vou à luta, estive na "guerra" 6meses....

Sem comentários: