terça-feira, 23 de outubro de 2007

Uma questão de experiência...



Na minha pequenina opinião (pequenina porque, eu também sou uma Enfermeira pequenina) a experiência não é estantanea, nem herdada e nem tão pouco inata. A experiência é fruto essencialmente do tempo, do contacto com novas situações, que nos permitem, a nós Enfermeiros pequeninos, crescer dentro da profissão como prestadores de cuidados de excelência.

E isto tudo para quê? perguntam vocês...

Hoje entrou no meu serviço uma senhora, em que devido à sua situação clínica havia necessidade de efectuar um sem número de procedimentos e eu, fruto da minha ainda inocência comecei a preparar o material para algaliar (até porque, não havia muito movimento), quando terminei e visto a colega estar a efectuar outra técnica, decidi aguardar... quando não é o meu espanto quando a acima citada colega me retira tudo que eu tinha na mão e me diz que ela iria algaliar a doente porque já trabalha à 16 anos e tem muito mais experiência... fiquei para morrer!!
Mas de reflectir um bocado decidi que ela teria razão porque:
Eu só terminei o curso em 2006 (como já vos contei);
A colega já trabalha o 16 anos ( é um facto)
E por isso, por mais que eu me esforce, vou ter sempre menos 16 anos de experiência... Haja paciência!!
Não quero com isto dizer que, os colegas enfermeiros mais experientes sejam todos assim, até porque tive ocasião de durante o curso e neste ano de trabalho de contactar com Enfermeiros completamente diferentes... mas já diz o Povo que a excepção confirma a regra.

Sem comentários: