sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Ser enfermeiro nas Forças Armadas...para pensar!!


Deixo aqui enxertos de um testemunho de um enfermeiro militar, que por razões que considero obvias, não se encontra indentificado e que escreveu um artigo que foi publicado pela revista Nursing (Outubro de 2005) e que também podem no site forumenfermagem, no arquivo de destaques



"... a posição dos Enfermeiros nas Forças Armadas, visto termos uma especialidade com uma licenciatura e encontrarmo-nos na classe de Sargentos, estando todas as outras especialidades com Licenciatura, Bacharelato ou 12ºano na classe de Oficiais."


"Para muitos não é compreensível a existência do Enfermeiro Oficial, porque se questionam como é que um Enfermeiro Capitão pode mandar num Médico Alferes ou Tenente sendo estes postos inferiores ao do Enfermeiro. Não percebem que ao nível da saúde cada um tem o seu papel, mas que a nível de tropa é assim, pois quanto mais tempo de tropa se tem mais velho se é. Há especialidades como Advogados, Psicólogos, Veterinários, Gestores, Pilotos, Engenheiros, etc, que têm postos superiores ao Médico militar e esta situação não incomoda os outros, mas como a maioria da sociedade vê o Enfermeiro abaixo do Médico, temos de nos encontrar como tal, ou seja em Sargento!"


Por terra, no mar ou no ar sempre prontos para CUIDAR!!
(na imagem Hospital Cirurgico Móvel do Exército)

Sem comentários: